A vida é uma peça de teatro que .... Situações do cotidiano quase psicótico que vivemos dentro de uma caixa preta que somos todos misteriosamente viciados.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

A "PEXÊRA" DE MEU PAI

Shakespeare, as vezes tem motivos suficientes para tremer no túmulo com algumas das montagens suicidas, que tem a boa intenção de “homenagear” o autor. Mas como sabemos, de boa intenção o inferno... Nessa montagem específica em que trabalhei no ano... não sei mais... o espetáculo era Romeu e Julieta, e o pano de fundo para a história dos amantes era Juazeiro do Norte. A versão nordestina da história com direito a participação do próprio autor que vinha reclamar os direitos autorais a Padre Cícero, que iniciava a narrativa, uma loucura. O fato é que o candango que fazia o romeu esquecia SEMPRE, de trazer consigo, para a cena da morte, uma tal peixeira que serviria de arma para o suicídio de Julieta, que era dignamente interpretada pela amiga Ronize Carrilho. Ai começa a maior loucura !!! Julieta acorda e procura desesperadamente uma maneira de “ir” até seu amado e não enconta nada. A atriz vai ficando cada vez mais nervosa, o elenco olha pela coxia e não vê como ajuda-la, então Ronize alcança um abacate no cenário e nus gesto rápido bebe o abacate tentando fazer a plateia entender que era um vidro ( verde e enorme ), de veneno. Ela grita com desespero na voz : Adeus para tanto ódio !!! E morre ... de vergonha.

Claro que a coisa não para por ai. Numa outra apresentação o desgraçado esquece novamente a maldita faca e a atriz não acredita estar passando por aquilo novamente. Dessa vez ela não recorre ao abacate , pois este esta longe dela. Julieta, vertendo lágrimas de sangue, e querendo matar de verdade o infeliz do ator que estava deitado a sua frente, junta as mãos, se odiando, e dá um SOCO na boca do próprio estômago. ...

Adeus para tanto ódio !!! ( e morre com um soco no estômago )


Parece brincadeira, mas dias depois o infeliz do ator esqueceu novamente ! Desta vez , escolada, a atriz procura calmamente a tal faca, e ao não encontra-la, ensaia um meio sorriso e diz :

Julieta – Eu sabia que você não ia deixar uma maneira de me juntar a você... por isso eu trouxe: ( Julieta saca um punhal de dentro do vestido ) A "pexêra" de meu pai !!! ADEUS PARA TANTO ÓDIO !!!!

6 comentários: